Saúde

De acordo com a Convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência é direito do deficiente usufruir do padrão mais elevado possível de saúde, sem discriminação de qualquer natureza.

Atendimento Ambulatorial

A entidade está inscrita no Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde – CNES SOB O Nº 3320898, e os serviços de saúde são destinados integralmente aos usuários do SUS – Sistema Único de Saúde,
O atendimento foi ofertado na perspectiva da Habilitação e Reabilitação neuro sensorial e motora da pessoa com deficiência, através de equipe multiprofissional.

O trabalho é desenvolvido de forma individual e/ou grupal e o atendimento é de ação continuada, considerando seus benefícios na ampliação das potencialidades, independência e melhoria da qualidade de vida e prevenindo alterações secundárias.
Os serviços de atenção à saúde contam com os atendimentos ambulatoriais (médico, dentista, fisioterapeutas, fonoaudiólogas, terapeutas ocupacionais, psicologia e assistência social).

Serviços de Atenção à Saúde:

  • Odontologia

    No atendimento odontológico são realizados procedimentos nas áreas preventiva e restauradora, com objetivo de cuidar da saúde bucal dos usuários contribuindo para a qualidade de vida das pessoas com deficiência.

  • Fisioterapia

    O atendimento fisioterapêutico tem por objetivo preservar, manter (forma preventiva), desenvolver (habilitar) e/ou restaurar (reabilitar) a integridade de órgãos, sistema ou função, das pessoas com deficiência que tem indicação deste atendimento.

    Orienta as famílias na continuidade dos exercícios, posicionamentos adequados e alongamentos em seus domicílios, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência.

    Visando complementar os atendimentos de fisioterapia, contamos com atendimentos alternativos como a hidroterapia.

  • Terapia Ocupacional

    A terapia ocupacional é um campo de intervenção que utiliza meios próprios visando à autonomia, independência dos indivíduos que apresentam problemas relacionados ao físico, sensorial, intelectual e social, seja este temporário ou definitivo. As intervenções são baseadas em atividades previamente estudadas e adaptadas a cada pessoa, sendo esta o instrumento do terapeuta ocupacional.

    As famílias também são orientadas nas atividades de vida diária, adaptação dos mobiliários nos domicílios, adaptação de cadeiras, órteses, próteses, comunicação alternativa e tecnologia assistiva.

  • Fonoaudiologia

    O trabalho de fonoaudiologia tem por objetivo proporcionar aos usuários melhor qualidade de vida, bem estar físico e emocional.

    Atuam no processo de orientação familiar, habilitação e reabilitação com relação às funções neurovegetativas (que são vitais a boa saúde), adequação de tônus, mobilidade e motricidade de órgãos fonoarticulatórios (OFA) e estimulação da aquisição do desenvolvimento da fala e linguagem. Dentro da saúde auditiva, são realizados também exames de audiologia, com vistas à prevenção e identificação de deficiências auditivas, possibilitando a intervenção o mais precoce possível.

  • Psicologia

    O trabalho da psicologia tem por objetivo proporcionar o desenvolvimento integral da pessoa com deficiência, auxiliando na formação de sua personalidade, construção do conhecimento e elaboração do pensamento.

    O trabalho consiste em apoiar e orientar as famílias para estabelecimento de metas de aquisição e aprimoramento de habilidades sociais, afetivas e comportamentais mais adequados à realidade de cada contexto sócio familiar, visando o pleno desenvolvimento da pessoa com deficiência e sua inclusão na sociedade.

  • Assistência Social

    O Assistente Social na área da saúde trabalha na defesa de direitos dos usuários que muitas vezes são desconhecidos, orienta sobre aspectos correlatos aos serviços de saúde que é oferecido e atua como interlocutor entre equipe técnica e usuários, considerando as questões econômicas, culturais e sociais que fazem parte do cotidiano dos usuários e que precisam ser consideradas no tratamento em sua totalidade.

  • Medico Especialidade Neurologista/ Neuropediatria

    O objetivo deste serviço é oferecer atendimento e acompanhamento clinico da pessoa com deficiência, sendo este um diferencial que beneficia amplamente a pessoa com deficiência, pois, conseguimos agilidade nos atendimentos, maior interlocução com o médico e acompanhamento sistemático da eficácia da medicação no cotidiano dos usuários.

    São oferecidas aos usuários: consultas médicas semanais, exame admissionais de usuários novos, entrevista com pais ou responsáveis, assistência médica aos usuários, laudo médico de benefício de prestação continuada, encaminhamento a outros recursos da comunidade, orientação sobre assuntos relativos à saúde, aos usuários e/ou responsáveis, participação em reunião da equipe técnica periodicamente.

  • Estimulação Precoce

    A estimulação precoce e o atendimento especializado e interdisciplinar, destinado a crianças na faixa etária de 0 a 3 anos de idade, que atua nas áreas: cognitiva, motora global, psicológica e social, através de atividades direcionadas para estimular o mais precoce possível o desenvolvimento global das crianças atendidas, evitando assim que a deficiência se instale ou minimizando as deficiências já instaladas.

    As famílias também serão orientadas a estimular seus filhos em seu domicílio, procedimento este essencial para o desenvolvimento dos mesmos.