Histórico / Fundadores

Na tarde do dia 22 de junho de 1963, no Salão Nobre da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Araraquara, realizou-se uma reunião para debater e levantar a situação da criança excepcional em nossa cidade. Coordenada pela professora Jay de Arruda Piza, orientadora pedagógica do Serviço de Higiene Mental da Secretaria de Educação de São Paulo o encontro contou também com a presença do professor Dante Moreira Leite, regente da cadeira de Psicologia da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Araraquara que sugeriu a formação de uma comissão para coordenar a fundação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Araraquara.

A primeira formação foi com os seguintes cidadãos: Dr. Salvador Gonzaga Morbach, Dr. Rui Soares, professor Almiro Pires Valente, professor Dante Moreira Leite, Sr. Lauro Costa, Jofre David, Aparecida M. Silveira, Maria Correia Cerqueira, Abigail M. Callera, Maria do Carmo R. Silva, Ana Maria Ópice de Matos, Irmã Serafina, Guilfo Pescuma.

Foi então que no dia 26 de julho de 1963, durante a segunda reunião que outros cidadãos se aliaram ao movimento e liderados pelo sr. Lauro Costa constituíram a mesa diretora dos trabalhos, composta pelo dr. Geraldo Amaral Arruda, jornalista João Evangelista Ferraz, Geraldo Masiero e Pe. Mariano Povaloski. Em seguida, formaram uma comissão executiva presidida pelo magistrado dr. Geraldo Amaral Arruda.

Finalmente, no dia 28 de agosto de 1963, no salão nobre da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Araraquara, realizou-se a Assembleia Geral de FUNDAÇÃO DA APAE DE ARARAQUARA, sob a presidência do magistrado dr. Geraldo Amaral Arruda e secretariado pelo advogado Dr. Demerval Simões.

 

No dia 02 de setembro de 1963 zonteceu a eleição da primeira diretoria da APAE de Araraquara, com a seguitne formação:

Presidente:  Dr. Geraldo Amaral Arruda
1º Vice-presidente: Lauro Costa
2º Vice-presidente: Professor Dante Moreira Leite

Secretário Geral: Caio Murilo de Moura
1º Secretário: Guilfo Pescuira
2º Secretário: Ana Maria Ópice de Matos
1º Tesoureiro: Dr. Demerval Simões
2º Tesoureiro: Dorival Rodrigues Martins