Assistência Social

Os serviços socioassistenciais desenvolvidos estão pautados na Política Nacional de Assistência Social – PNAS, Lei 8.742 de 07/12//93 – Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS, Resolução 109/2009 do CNAS – Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais, Decreto 6.308/2007 – dispõe sobre as entidades e organizações de assistência social, Resolução nº 27 de 19/09/201 que caracteriza as ações de assessoramento e defesa e garantia de direito, Decreto nº 7.612 de 17/11/2011 que institui o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Resolução nº 34 de 28/11/2011, que define a Habilitação e Reabilitação das Pessoas com Deficiência e demais legislações que regem a assistência social, enquanto política pública de direito.

O trabalho desenvolvido com as famílias tem a finalidade de acolher, apoiar, orientar, encaminhar suas demandas e desenvolver ações para o fortalecimento das relações interpessoais, dos vínculos afetivos e também a criação de alternativas de renda através da oferta de cursos de geração de renda.

Público alvo: Pessoa com deficiência intelectual e múltipla, de ambos os sexos, residentes na zona urbana e rural, do município de Araraquara e respectivas famílias em situação de vulnerabilidade e/ou risco pessoal.

A entidade compõe a rede socioassistencial do município de Araraquara e está referenciada nos serviços de proteção social. Por isso, ofertamos serviços dentro do que prevê as garantias de segurança afiançadas pelo SUAS – Sistema Único de Assistência Social, materializadas nas seguintes ações:

 

Serviço de Orientação Sociofamiliar

Grupo Aberto da Família

Serviço de inserção e apoio ao mercado de trabalho